top of page
Descaracterização de Rejeitos
• Objetivo: Desenvolvimento e implantação da projetos de descaracterização de estruturas engenharia nas áreas de geotecnia, hidrologia, hidráulica e civil, em metodologia e alternativas a fim de garantir a estabilidade e atendimento normativo, com segurança técnica. Eliminar o risco de rompimento e os impactos ambientais e sociais associados.
Descrição Técnica: Preenchimento do reservatório da barragem para configurar a estrutura como uma pilha e o reforço do talude de jusante com rejeito/aterro. Direcionamento do fluxo de água sobre o rejeito/aterro do reservatório para um canal que seria construído conectando o extravasor da Barragem, Remoção de todo o rejeito do reservatório e maciço da Barragem e construção de um novo extravasor na ombreira esquerda da Barragem, conectando direto no reservatório, otimizando a suavização da inclinação do talude de jusante da barragem, preenchimento do reservatório com declividade para um canal que seria construído conectando o extravasor.
• Esvaziar a barragem: remover os rejeitos ou drenar a água armazenada.
• Estabilizar a estrutura: garantir que não haja risco de deslizamento, colapso ou vazamento.
• Reabilitar a área: recuperar o solo, reconstituir a vegetação e, se necessário, readequar o uso do terreno.
• Dados: ATERRO (m³) 7.642.739,00 , CORTE (m³) 1.487.733.00, Remoção do sistema extravasor, Rebatimento do talude, reconstruir a vegetação, obras de OAE,
Responsabilidades: Coordenação técnica, gestão de equipes de engenharia e implantação, definição de escopo e cronograma., definição de locais críticos e fiscalização da execução, gestão de grandes projetos e equipes multidisciplinares, sempre com foco em eficiência operacional, governança e entregas de alto impacto.
• Palavras-chave: Descaracterização de barragens, Gestão de rejeitos, Descomissionamento, Estrutura inativa, Segurança de barragens, Plano de ação emergencial (PAEBM), Remoção de rejeitos Vedação estrutural Polímero Estabilidade de estruturas, Fiscalização e auditoria técnica.


bottom of page
